Fui demitido, e agora, quais são meus Direitos?


Há duas formas que pode ocorrer a demissão e vamos explicar cada uma delas.

Em caso de Dispensa por justa causa:

A demissão por justa causa ocorre quando o empregado é demitido por ter cometido uma falta grave prevista em lei, artigo 482 e alíneas da CLT, que deve ser comprovada no ato da dispensa pelo empregador.

Nesse caso, o funcionário que é dispensado pela justa causa perde praticamente todos os direitos, recebendo apenas seu saldo de salário e suas férias vencidas – demais verbas trabalhistas não são recebidas.

Em caso de Dispensa sem justa causa:

Nesse caso o trabalhador terá direito há vários direitos, tais como o recebimento do seu salário e saldo de salário até o dia do mês em que trabalhou; as Férias vencidas e as proporcionais acrescidas de um terço, se houver; o 13º salário proporcional ao período trabalhado; o saque do FGTS mais a multa de 40% sobre os depósitos feitos durante a relação de emprego.

Os acréscimos também devem ser pagos, como as horas extras e seus reflexos. Em caso de banco de horas, se positivo, ganha-se o respectivo valor.

O aviso prévio poderá ser trabalhado ou indenizado.

Aliás, poderá também, dentro dos parâmetros da legislação vigente solicitar o seguro desemprego.

Bônus:

Além das duas formas de extinção de contrato de trabalho apresentadas também pode ocorrer a extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregado, o famoso pedido de demissão:

Nesse caso o trabalhador terá direito ao Saldo de salário até o dia do mês em que trabalhou; vai receber as férias vencidas (se houver) e férias proporcionais, acrescidas de um terço de seus e o 13º salário proporcional.

Neste caso, não tem direito a saque do FGTS e multa de 40% nem ao seguro desemprego.

Sobre o aviso prévio, fique ligado, caso não o cumpra, a empresa poderá desconta-lo na sua rescisão, correspondente a uma remuneração.

Compartilhe esse artigo

Áreas de atuação

Conheça algumas das principais áreas em que atuamos.

Direito de Família e Sucessões

Os advogados de família lidam com os aspectos legais do caso, mas também precisam ser sensíveis aos aspectos emocionais que existem em cada situação.

Direito Imobiliário

Direito Imobiliário

Ação de despejo; Assessoria para Empreendimentos imobiliários; Procedimentos nos registros de imóveis;

Direito Trabalhista

Direito Trabalhista

Os advogados trabalhistas são profissionais do direito que trabalham em prol dos interesses
dos empregados e das empresas e estão aptos a representar empregadores e empregados.

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor

Advogado especialista em Direito do Consumidor combina regras e princípios jurídicos para explicar o comportamento relacionado ao consumo, ou seja, a relação que existe entre consumidores e fornecedores de bens ou serviços.

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário

Os Advogados Previdenciários são os profissionais ideais para ajudá-lo a entender sua situação com a Previdência Social e fornecer a assistência necessária do início ao fim da aposentadoria .

Direito Agrário e do Agronegócio

Direito Agrário e do Agronegócio

O Escritório de Advocacia Gunchoroski conta com advogados especializados em direito agropecuário e do agronegócio.