Imóvel ocupado, arrematado em leilão extrajudicial, o que fazer?


Quando existe um caso de inadimplência dos contratos de financiamento o banco, as instituições financeiras ou construtoras retomam o bem, porque esses contratos normalmente derivam de uma alienação fiduciária, ou seja, o bem é garantia do pagamento das prestações, sob pena da inadimplência se transformar na retomada por parte do alienante.

No momento em que há a quitação o bem é transferido para o comprador, enquanto a quitação não é feita o bem fica à disposição do banco como garantia, inclusive para venda em leilão.

Após cerca de 10 dias o arremate, acontece a homologação e confirmação de pagamento deste e então o processo de desocupação é iniciado.

Nesses casos de leilão, a primeira coisa a se fazer é o realizar o registro da aquisição no imóvel no Registro de imóvel competente. O comprador por meio de um advogado de sua confiança solicita ao poder judiciário uma liminar de desocupação do imóvel, que deve ser executada em 60 dias.

Se por acaso, o imóvel que foi leiloado não seja de alienação fiduciária, a imissão de posse também será feita, mas o juiz é quem determina o prazo para a desocupação.

Como podemos ver, os prazos para a desocupação podem ser diversos, dependendo do tipo de ação e da negociação feita, pode ser imediato ou demorar alguns meses, por isso essa é uma boa opção de compra principalmente se você não possui a necessidade de ocupar o imóvel agora.

Compartilhe esse artigo

Áreas de atuação

Conheça algumas das principais áreas em que atuamos.

Direito Agrário e do Agronegócio

Direito Agrário e do Agronegócio

O Escritório de Advocacia Gunchoroski conta com advogados especializados em direito agropecuário e do agronegócio.

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário

Os Advogados Previdenciários são os profissionais ideais para ajudá-lo a entender sua situação com a Previdência Social e fornecer a assistência necessária do início ao fim da aposentadoria .

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor

Advogado especialista em Direito do Consumidor combina regras e princípios jurídicos para explicar o comportamento relacionado ao consumo, ou seja, a relação que existe entre consumidores e fornecedores de bens ou serviços.

Direito Trabalhista

Direito Trabalhista

Os advogados trabalhistas são profissionais do direito que trabalham em prol dos interesses
dos empregados e das empresas e estão aptos a representar empregadores e empregados.

Direito Imobiliário

Direito Imobiliário

Ação de despejo; Assessoria para Empreendimentos imobiliários; Procedimentos nos registros de imóveis;

Direito de Família e Sucessões

Os advogados de família lidam com os aspectos legais do caso, mas também precisam ser sensíveis aos aspectos emocionais que existem em cada situação.